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 [GAME REVIEW] Race Driver GRID

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MensagemAssunto: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Seg Dez 15, 2008 6:07 pm

Race Driver GRID
(Pronúncia: Rêicí Dráivêr Grídi)





Data de Lançamento: 30/05/2008
Plataformas: PC / X-BOX 360 / PS 3
Gênero: Corrida
Multiplayer: Online e LAN (Até 12 Jogadores Simultâneos)
Desevolvedora: Codemasters
Distribuidora: Codemasters
Site Oficial: www.racedrivergrid.com
Classificação Etária: 12 na Inglaterra e Livre nos Demais Países





Requerimentos Mínimos:

* Windows XP/Vista. (usando Windows Vista, SP1 é recomendado)
* DirectX 9.0c
* Pentium 4 @ 3.0GHz ou Athlon 64 CPU
* 1GB de RAM.
* Placa de Vídeo: GeForce 6800 / Radeon X1300 ou melhor
* Placa de Som Compatível com DirectX
* Drive de DVD-ROM Compatível com Dual Layer
* 12.5 GB de Espaço no Disco Rígido



Requerimentos Recomendados:

* Windows XP/Vista. (usando Windows Vista, SP1 é recomendado)
* DirectX 9.0c
* Intel Core 2 Duo @ 2.66Ghz ou Athlon X2 3800
* 2GB de RAM.
* Placa de Vídeo: GeForce 8800 ou ATI Radeon HD 3800 series
* Placa de Som: Creative Sound Blaster X-Fi Sound Card
* Drive de DVD-ROM Compatível com Dual Layer
* 12.5 GB de Espaço no Disco Rígido



Requerimentos pro Modo TCP/IP (2-12 players):

* Conexão de Internet de 512kbps ou Maior
* TCP/IP



Placas de Vídeo Suportadas:

ATI Radeon x1300, x1550, x1600, x1800, x1900, x1950, HD2600, HD2900, HD3870

NVIDIA Geforce 6800, 7100, 7300, 7600, 7800, 7900, 7950, 8600, 8800, 9600, 9800

GRID não é compatível com NENHUMA solução integrada (incluindo laptops)











Todos que conhecem a Codemasters sabem, também, dos excelentes títulos que a mesma já lançou, entre eles: a série ToCa Race Driver, a série Colin McRae Rally (DiRT faz parte dessa série) e, brevemente, Fórmula 1.

Race Driver GRID é a continuação da série de sucesso mundial ToCa Race Driver (infelizmente a mesma não foi lançada oficialmente no Brasil, por isso muitos não a conhecem).

Para os que não conhecem uma breve explicação: o objetivo nessa série é se tornar o melhor e mais completo piloto profissional do mundo! Você enfrenta desafios divididos em categorias, como: Carros de Gran Turismo, Carros Musculosos, Carro de Corrida, Carros de Rally, entre outros.

O objetivo é muito simples: vencer tudo e todos!

Mas para conseguir tal objetivo não será fácil!



Uma Continuação Digna de Uma Série Que Mereceu Tal Continuação

GRID veio pra ficar!

Conseguiram criar um jogo melhor do que o ToCa Race Driver 3, coisa que eu achava muito difícil, pois se trata de um dos melhores jogos do segmento (que incorporam simuladores e arcades, como: Gran Turismo, Downtown, Forza Motorsports. Enfim, só nome de peso).

Utilizaram a engine nativa do DiRT, que todos nós conhecemos bem e sabemos que é uma engine bela e real!

Houve melhora significativa em todo o jogo, comparando com seu antecessor:

- os gráficos estão super reais;
- a física está realista e desafiadora;
- o sistema de dano é real, onde danos interferem diretamente na performance do carro;
- reduziram as informações de ajuda na tela, você só tem o mapa e dois sistemas de luzes pra auxílio (serão mostradas a frente);
- os circuitos são reais, se você fizer uma pequena busca o acha em algum lugar do mundo;
- o modo online foi infinitamente melhorado (comparando ao modo online do DiRT), quase não há problemas comuns como os modos online dos NFS, por exemplo;
- também no modo online aperfeiçoaram uma parte importantíssima: os jogadores com “lag” ficam com o nome em vermelho, nisso eles não atrapalham a disputa, pois ficam “invisíveis” aos toques.

Basicamente esses tópicos acima são os “PRÓS”, vamos a alguns “CONTRAS”:

Mas nem tudo são flores, o jogo ainda possui muitos bugs!

Dentre eles o mais incômodo é o “slowdown” que vira e mexe acontece! Mesmo em PCs tops e são mais comuns nos consoles “tops”!

Retiraram o sistema de bandeiras que era presente na série ToCa! Isso é um erro inadmissível pra mim, pois tornava o ToCa 3 perfeito, onde quem abusava era punido!





Esse foi um breve resumo sobre o que achei em si do jogo, vamos à interface e dicas.

Como já dito, esse game possui física realista, ou seja, não adianta querer passar todos a 300 KM/h em uma curva de baixa velocidade usando o muro pra ajudar, pois você se dará muito mal! Quem sabe até destruirá seu carro (wrecked)!

Respeite a velocidade e o traçado dos circuitos e não abuse, nunca!

A todos que querem ter sucesso no jogo: pra serem vencedores vocês precisarão se acostumar a olhar pro mapa e pra pista ao mesmo tempo!

Você não terá setas indicadoras como no ProStreet, por exemplo!

Na própria pista há placas indicando certas curvas, mas o mais útil é o mapa do jogo, que possui uma luz indicadora de frenagem ao lado do mesmo!

Essa luz possui 3 estados, são eles:

- Apagada = pode acelerar ao máximo, basta se manter na pista;
- Amarela = você precisará desacelerar um pouco ou muito. Como saber? Se ela estiver piscando em amarelo, você pode até arriscar não desacelerar e tentar diftar o carro! Se estiver acesa você tem obrigação de tirar o pé do acelerador!
- Vermelha = você tem obrigação tirar o pé ou frear bruscamente! Se ela estiver piscando em vermelho basta desacelerar um pouco! Se estiver acesa, você precisará frear! E se ficar acesa muito antes da curva chegar, você precisará quase parar o carro pra fazer a curva, pois existem curvas de 40~60 KM/h no jogo!

Essas dicas acima são de grande valor, fique esperto!

Fique atento também ao som do jogo, se ouvir o carro derrapar/patinar, tire o pé do acelerador! Dependendo do carro você poderá sair de traseira!

Jamais pise na grama ou na brita! Evite áreas de escape também! E perceba que nem todas as zebras são amigas, algumas podem te tirar da corrida!

Vamos a duas screenshots do jogo com informações sobre a tela do jogo e do sistema de danos do carro:



Vista geral da tela do jogo:



Legenda:

- Volta atual e total de voltas / Tempo total / Tempo de volta

- Posição atual e quantidade de corredor ativos / Tabela com o líder, com sua posição e dos próximos a você / Nessa tabela você também verifica o tempo de diferença entre os mesmos

- Mapa da corrida / Luz indicadora de frenagem

- Velocímetro e informação de marchas / Informação de danos sofridos



Carro danificado:



- Podemos verificar na ordem os 4 itens próximos ao velocímetro que são: transmissão / suspensão / direção / motor

- Também vemos a situação das rodas logo abaixo


No sistema de danos há quatro possíveis status:

- Apagado/padrão = Sem Danos
- Amarelo = Danos Leves
- Laranja = Danos Moderados
- Vermelho = Danos Graves





Objetivos:

Basicamente é vencer, mas em algumas corridas você terá um objetivo para avançar no jogo!

O principal no GRID é arrecadar dinheiro e pontos de reputação! E você os consegue cumprindo objetivos que são descritos antes de cada prova!

Exemplos de objetivos: chegar em 3º ou melhor colocado / chegar à frente de tal corredor / fazer uma volta abaixo de um determinado tempo / chegar em 1º na sua classe / entre outros.

Há também três degraus em cada região: EUA, Europa e Japão! E esses degraus são liberados quando você adquire novas licenças, que são adquiridas com pontos de reputação!

No começo do jogo criamos uma equipe, onde escolhemos um nome e também escolhemos as cores e vinis que os carros da equipe terão!

Está completamente ausente o sistema de tuning no jogo, os carros são pré-tunados ou pré-preparados!

Há uma coisa primordial nesse game! Ao contrário de todos os NFS, nele nós ganhamos dinheiro com vinis/adesivos de empresas!

No NFS nós pagamos pra colocá-los, geralmente! Já no GRID conforme vamos avançando e vencendo novos "sponsors (patrocinadores) vão tendo interesse em nos contratar pra marketing!

Fique atento aos valores e objetivos que os patrocinadores exigem! E SEMPRE coloque no primeiro slot o patrocinador que paga mais, pois o primeiro paga em DOBRO!

Quando conseguimos a segunda licença de qualquer uma das três regiões, poderemos contratar um companheiro de equipe, que terá um valor de salário anual e também a descrição de suas habilidades!

Os patrocinadores também irão recompensar pela performance do seu companheiro de equipe, faça escolhas certas!


Em quaisquer corridas das regiões padrões: EUA, Europa e Japão, somos obrigados a comprar um dos carros que são permitidos pra cada prova!

Mais uma dica: retire o efeito de motion blur do jogo, pois melhora bastante!



Exemplo:


Nessa imagem o jogo está com o motion blur ativado




Compare com essa imagem sem motion blur



Outro Exemplo Com Mesma Pista e Carro e Velocidade Próxima:



Nessa imagem o jogo está com o motion blur ativado





Compare com essa imagem sem motion blur




Mas há um empecilho nesse caso, pois não adianta desativar o blur pelo jogo, pois ainda ficará embaçado, mas é bem simples de removê-lo, basta seguir os seguintes passos:



Código:
Vá em "C:\\Documents and Settings\\"seu Profile"\\Meus documentos\\Codemasters\\GRID Demo\\hardwaresettings";

Abra o arquivo hardware_settings_config;

Clique com o botão direito do mouse e selecione Exibir Código Fonte;

Ache o parâmento "<postprocess enabled="true" blur="true" />";

Mude para "<postprocess enabled="false" blur="false" />";

Salve o arquivo e o feche;

Curta o jogo mais belo ainda =)



Basicamente é ir nos "meus documentos" no save do jogo e editar o que pede!


Última edição por nos_vagner em Sex Jan 09, 2009 6:16 pm, editado 2 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Seg Dez 15, 2008 6:08 pm

Part 2:
Algumas imagens do jogo:
















Não citei todos os carros e pistas do jogo para que todos possam explorar o jogo ao máximo, pois vale a pena!

Realmente é um excelente jogo e que dará horas e horas de diversão!

O modo singleplayer é excelente e o modo multiplayer online nem se fala!





Espero que esse review seja útil e que seja bem recebido por todos! Foi feito com um grande empenho por mim!

By _H1GHL4ND3R_


PS: Fiz um EDIT em negrito no meio do texto, pois me esqueci de mencionar a respeitos dos patrocinadores!


Esse super REVIEW (que tbm pode ser usado como 'Guia') foi feito por:
_H1GHL4ND3R_ da NFL
Link do post dele >>> AQUI <<<
Também deixo meu 'Obrigado' por ele me deixar usar seu post aqui!
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Seg Dez 15, 2008 6:37 pm

tenho ele aki....
...instalei mas não gostei! Neutral

infelizmente tah mofando aki no meu HD!

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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Seg Dez 15, 2008 6:40 pm

Salah escreveu:
tenho ele aki....
...instalei mas não gostei! Neutral

infelizmente tah mofando aki no meu HD!
Shocked
mofando?
se tive-se no meu PC eu taria pulando de alegria velho!
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Seg Dez 15, 2008 7:44 pm

Só não entendi o poruqe de retirar o motion blur...
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Dez 17, 2008 1:18 pm

bruckxd escreveu:
Só não entendi o poruqe de retirar o motion blur...
pra deixar o jogo + limpo
a tela num fica embaçada
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Dez 17, 2008 2:08 pm

Eu gosto do moniton, com ele ativado os erros no design do jogo não aparecem tanto e da uma noção de velocidade também.
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Dez 17, 2008 3:06 pm

o q eu naum gostei nele foi a jogabilidade.....

Olha só..... se o carro vai pra grama/terra[laterais da pista]....rsrsrs

c fica uns 2 min pra tirar ele de lah.....

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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Dez 17, 2008 3:18 pm

Salah escreveu:
o q eu naum gostei nele foi a jogabilidade.....

Olha só..... se o carro vai pra grama/terra[laterais da pista]....rsrsrs

c fica uns 2 min pra tirar ele de lah.....

Mas isso se chama Realidade, Pega um carro desse na vida real e joga ele na grama pra tu ver.

Ou então veja na Formúla 1 quando um carro vai pra grama o tempo que ele demora.
Ou até na Stock Car...

Mas pra não acontecer isso você tem que saber Frear. Tem que saber a hora certa de Frear, e etc.

Para se jogar um jogo bom tem que saber jogar! xD
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Dez 17, 2008 4:18 pm

Saiba o q aconteceu com o ProStreet.....

Tentaram colocar muita Realidade nele, e olha no q deu!

Muitos reclamaram da má jogabilidade do jogo!

No final das contes até o próprio presindente da EA Games reconheceu o fracasso do jogo.....

Isso aconteceu com um NFS hein!

O GRID naum ficou pra tráz... Neutral

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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qui Dez 18, 2008 6:55 am

Não é que foi um Fracasso. O que aconteceu é que as pessoas querem jogos bons e fáceis, que nem Mário.

O ProStreet é um dos melhores jogos da série Need for Speed, tem um Gráfico muito bom, uma Variedade de carros e etc.

Porem ele é um jogo difícil de ganhar dinheiro, difícil de se fazer curvas e etc. E por isso foi um Fracasso, como eu disse as pessoas querem jogos tão fáceis como Mário.

Elas não querem um jogo Difícil em que você tem que se matar pra ganhar dinheiro, e que você tem que saber jogar.

Elas querem códigos, elas querem que o carro praticamente ande sozinho. Só querem saber de tunar o carro.
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Sab Dez 27, 2008 8:31 pm

Salah escreveu:
Saiba o q aconteceu com o ProStreet.....

Tentaram colocar muita Realidade nele, e olha no q deu!

Muitos reclamaram da má jogabilidade do jogo!

No final das contes até o próprio presindente da EA Games reconheceu o fracasso do jogo.....

Isso aconteceu com um NFS hein!

O GRID naum ficou pra tráz... Neutral
mas Grid sempre foi um jogo Simulador!
Grid é um jogo q veio para competir com o GT5, não com Need for Speed ou Juiced 2
Grid é um super jogo q eu ainda não joguei no PC, so no XBox 360
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qui Jan 08, 2009 10:31 am

Joguei pouco ele. Meu hd queimou tals.
Mas ele é muito bom, gráfico filé.
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Sab Jan 10, 2009 11:42 pm

\o/ Adorei esse jogo, A jogabilidade eu achei melhor do que a do ProStreet, apesar de não curtir muito esse tipo. Os Gráficos rodando num Sempron no médio, ficaram incriveis.
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Ter Jan 13, 2009 10:10 am

bruckxd escreveu:
\o/ Adorei esse jogo, A jogabilidade eu achei melhor do que a do ProStreet, apesar de não curtir muito esse tipo. Os Gráficos rodando num Sempron no médio, ficaram incriveis.
mas uma PV q influencia nos gráficos, não o processador
q PV é? 8500, 8600? GT ou GS?
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Ter Jan 13, 2009 1:51 pm

Eu sei que o processado não influi os gráficos, apenas no carregamento do jogo, que carregou muuuuiiiiito mais rapido que o NFS PS.

Quanto a minha placa de video, é uma 8500GT
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Jan 14, 2009 3:18 pm

é uma 8500GT é muito bom!
se bobear da pra vc rodar o GRID no high aa2x
se não der, da um over q vai xD
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Qua Jan 14, 2009 3:30 pm

nos_vagner escreveu:
é uma 8500GT é muito bom!
se bobear da pra vc rodar o GRID no high aa2x
se não der, da um over q vai xD

eu rodo com aa4x com no máximo 27FPS.

Screens?





Não reparem na minha posição, so ruim pakas....
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MensagemAssunto: Re: [GAME REVIEW] Race Driver GRID   Dom Jan 18, 2009 10:57 am

bruckxd escreveu:
nos_vagner escreveu:
é uma 8500GT é muito bom!
se bobear da pra vc rodar o GRID no high aa2x
se não der, da um over q vai xD

eu rodo com aa4x com no máximo 27FPS.
com over va para uns 30FPS
mas o cooler da PV tem q ser bom tbm!
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